Parafusos, prisioneiros...torque e capacidades.
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Autor
Tópico: Parafusos, prisioneiros...torque e capacidades.
paulo450
Master

Postagens: 1552
Registro: 24/05/2005
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 10:48:00 AM

Uma informação importante, fundamental para a durabilidade e estabilidade.

Muita gente ignora o torque aplicado aos parafusos, principalmente os que trabalham em conjunto.

É sabido que um troquímetro devia fazer parte das ferramentas de motoqueiros que gostam de mexer em suas motos e deveria ser item de uso obrigatório em qualquer oficina que se preze.

Para quem não tem grana para comprar um bom torquímetro, resta a sensibilidade e inteligência no aperto e identificação de serviço dos parafusos.

Vamos a algumas dicas:

O torque aplicado ao parafuso de mede em kilos por metro.

Portanto 5 Kgm é igual a cinco kilos por metro...

Então...se vc tiver uma chave de boca de um metro e o parafuso suporta o torque acima, basta colocar um saco de açúcar de cinco kilos na extremidade da chave que o parafuso sofrerá um aperto próximo dos 5 kilos.

Se a chave em questão, tiver meio metro, o peso na extremidade da chave tem que ser dobrado...então, será de 10 kilos.

Se vc tiver uma chave de 25 centímetros e o torque a ser suportado pelo parafuso é de 3 kilos, multiplique 3 por 4, portanto a pressão aplicada a extremidade da chave é de 12 kilos.

Agora um item de fundamental importância...parafusos que trabalham em grupo: ( Suporte do eixo dianteiro de XTs e XLzeles - 4 parafusos, tampa de filtro de óleo... ) e parafusos solitários: ( Porca do eixo, dreno do bujão de óleo... ).

Os parafusos que trabalham em grupo são os mais complicados:

Imaginem a situação: Quatro parafusos, fixam uma base SÓLIDA, que suporta uma pressão de 100 kilos...cada parafusso e apertado com um torque 30 kilos.

Pois, considerando que a torção da peça é igual a zero, se um dos parafusos receber 20% a mais de torque do que os outros, esse parafusso suportará 20% a mais de pressão do que os outros...e o importante...de pressão total (20% de 100 kilos e não 20% de 30 kilos )...então, esse parafusso suportará aproximadamente 20 kilos a mais do que o previsto...

É claro que há a margem de segurança...mas como o próprio nome diz, é apenas uma margem!

Entendi essa situação com a quebração dos prisioneiros do suporte do eixo dianteiro de minha XLzelona ( pelos mecânicos sem torquímetro )...bastou ( um mecânico com torquímetro ) apertar com cuidado distribuindo o torque entre as porcas e prisioneiros que não ouve mais quebras.

Outro exemplo de parafusos que trabalham em conjunto são os do quadro...muito importante por causa da pressão que suportam...parafusos mau apertados podem submeter o quadro a torção em locais que podem não suportar, ocasionando instabilidade e quebras.

Os parafusos solitários são mais simples, mas também tem sua importância, pois podem aflouxar ou espanar do mesmo jeito.

Portanto, é fundamental que o motoqueiro saiba o torque dos parafusos e porcas de sua moto bem como a distribuição de força entre os parafusos que trabalham em conjunto.

Bom, espero ter contribuído para um melhor entendimento de nossas preciosas companheiras mecânicas! Abraços á todos.



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Morpheus
Master

Postagens: 2949
Registro: 11/03/2003
Local: Curitiba - PR - BrasilSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 11:23:00 AM

para os que não sabem... resta dar um pulo no torneiro depois, para ele bater um pingo de solda e tirar o parafuso que você quebrou a cabeça do bicho ou então para refazer a rosca......

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Vini
Master

Postagens: 1984
Registro: 28/04/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 3:00:00 PM


Putz, parafuso prisioneiro eh foda !
Fui instalar um mata-cachorro numa Viraguinho e adivinha o que aconteceu ? Espanamos os parafusos do quadro e detonamos a rosca..

4 horas do torneiro pra tirar parafuso e refazer rosca..he he he.

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LUCIO
Dinossauro

Postagens: 5283
Registro: 13/03/2004
Local: SBC - SP - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 3:22:00 PM

Vivendo e aprendendo aqui no m@d... paulo, valeu as dicas...

Agora, com certeza um torquímetro é fundamental em uma oficina de motos... qto custa uma ferramenta dessas?

Lucio

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Wolvera
Dinossauro

Postagens: 3046
Registro: 13/06/2005
Local: santo andre - SP - Brasil
Idade: 34 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 3:27:00 PM

Isso, mesmo, Paulo...ainda bem que eu conto com a ajuda de um torquímetro da Belzer...já tem 10 anos, o bichinho!

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Reinke
Iniciante

Postagens: 431
Registro: 21/04/2006
Local: Pvaí - PR - Brasil
Idade: 47 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 3:29:00 PM

além de um torquimetro de qualidade também tem que saber que torque a aplicar em cada parafuso pois o valor é diferente

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Rad
Avançado

Postagens: 1084
Registro: 19/02/2005
Local: Salvador - BA - Brasil
Idade: 55 anosSexo não informado
 Postado em 27/06/2006 3:35:00 PM

Paulo, boas dicas e explanação

qual torquímetro voce usa ?

o que tenho é grande demais, parece uma chave inglesa ( tenho com medidas em pressão, peso e libra). acho desproporcional e ruim de uso na moto, por exemplo para apertar as porcas da mesa.

Vc tem algum referencia de pressão para parafusos do motor ?

obrigado e abraços



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Saurus
Master

Postagens: 2844
Registro: 27/12/2004
Local: Nova Friburgo - RJ - Brasil
Idade: 49 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 4:20:00 PM

Galera, qualquer mecânico que se preze TEM QUE UTILIZAR AS FERRAMENTAS ADEQUADAS.

Um mecânico que trabalhe sem o manual de serviço do lado e sem utilizar ferramentas específicas e de forma adequada, não é mecânico. É MEXÂNICO!

Torquímetro, paquímetro, micrômetro, relógio comparador (conjunto completo), lâminas de calibração de folgas, multímetros, etc, etc, etc não foram inventados à toa. Nem o manual de serviço foi confeccionado para escorar porta. Tudo isso foi feito para ser usado de forma adequada.

No curso de mecânica, aprendemos tudo isso. E o professor exigia o uso dos instrumentos certos para cada diagnóstico e reparo, com limpeza e organização.

Ou o cara faz o serviço como ele deve ser feito ou não faça. De serviço de porco e displicente eu tô de saco cheio.

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Passoka
Master

Postagens: 2062
Registro: 15/12/2005
Local: Jundiaí - SP - Brasil
Idade: 41 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 4:30:00 PM

Mensagem original postada por Vini
Putz, parafuso prisioneiro eh foda !
Fui instalar um mata-cachorro numa Viraguinho e adivinha o que aconteceu ? Espanamos os parafusos do quadro e detonamos a rosca..

4 horas do torneiro pra tirar parafuso e refazer rosca..he he he.


Quem já viu o Vini pessoalmente deve imaginar a força que esse parafuso recebeu

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paulo450
Master

Postagens: 1552
Registro: 24/05/2005
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 27/06/2006 5:38:00 PM

Beleza Lúcio, olha, não sei o preço, mas é bem caro, a última ver que ví estava em 450 dinheiros, e um dado interessante, o torquímetro tem que ser calibrado, pois com o uso perde o 'calibre'...

Wolwera, Belzer...marca de primeira!, no mais, já calibrou o torquímetro? de mecânico de avião ( também Belzer ) é de dois em dois anos!

Reinke...No Sr. Manuel da XTzona tem muitos valores e uma tabelinha de torque padrão...veja aí em baixo:

Rad, infelizmente eu não tenho um torquímetro...pois mexo pouco na moto. Mas eu uso de extrema sensibilidade no aperto dos mesmos...eu 'me calibro' sempre com o peso de um saco de açucar de cinco kilos e pelo comprimento da chave de boca. Levei minha XTzona para revisar meus apertos e o mecânico me garantiu que estavam, todos dentro da margem de tolerância, que é de 5%. mas, já estou pensando em comprar um...na última vez que ví o preço era de 450 dinheiros!!!

Concordo Saurus, faço questão que utilizem este ferramental em minha moto, se usam ou não eu não sei, mas que a moto está uma jóia, isso sim...

Abraços á todos....

Olha a tabelinha de torque padrão em virtude do diâmetro do parafuso:



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