WM
 DESORGANIZADA AVACOELHADA
 FÓRUM DA AVACOELHADA AMÉRICA MG
 ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA
 WM
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 3015 visitas e 2 mensagens
Autor
Tópico: WM
Marco Antônio
Usuário Nivel 5

Postagens: 36549
Registro: 06/05/2002
Local: Belo Horizonte - MG - BrasilSexo Masculino
 Postado em 12/12/2006 11:54:00 AM

Esquema WM criado em 1930 ainda é base para formação tática

Variações da formação 4-3-4 do Arsenal se espalharam pelo mundo

Equipe Cidade do Futebol


Hoje é senso-comum que um bom esquema tático é determinante para se alcançar uma vitória dentro de campo. No entanto, não era assim até meados do século XIX, quando os times atuavam de maneira pouco organizada, com quase todos os jogadores se lançando ao ataque e tentando, depois, retornar à defesa. O cenário desordeiro começou a mudar no início da década de 1930, quando o Arsenal comandando pelo treinador inglês Herbert Chapman conquistou o bicampeonato nacional utilizando uma formação apelidada de WM. Hoje, o esquema é pai de todas as formações utilizadas no mundo.

O WM nada mais é que o clássico 3-4-3 – ou, mais especificamente, o 3-2-2-3 - e ganhou notoriedade, principalmente, por mostrar a importância de uma boa armação e trabalho de meio-campo. O setor era responsável por retomar a posse de bola e armar contra-ataque em velocidade para os pontas e o centroavante. A partir daí, outros treinadores se apropriaram da criação de Chapman e desenvolveram formações que melhor se adequassem ao elenco que tinham em mão.

Em 1950, surgiu no Brasil uma variação mais ofensiva do sistema WM. No Villa Nova (MG), o técnico Martim Francisco decidiu avançar um dos meias de ligação erecuou um volante. Nascia assim o 4-2-4, formação que ganhou o mundo quatro anos mais tarde com a Hungria de Puskas.

O Brasil seguiu inovando e, em 1954, na Copa da Suécia, entrou em campo com o esquema 4-3-3 enquanto todas as demais seleções tentavam copiar a consagrada formação húngara. Com Zagallo atuando na esquerda, mas voltando para auxiliar o meio, a seleção conquistou seu primeiro título mundial. O 4-2-4 seria retomado pelo mesmo Zagallo em 1970 para que Tostão e Pelé pudessem jogar juntos ao lado de Rivelino e Jairzinho.

Foi baseado no WM que, em 1974, o técnico Rinus Michels promoveu a segunda revolução tática do futebol mundial. Capitaneado por Cruyf, o “carrossel holandês” consistia em um padrão 4-3-3 no qual zagueiros, meias e atacantes revezavam de função, marcavam por pressão e defendiam em bloco.

DRUBSCKY, Ricardo. O Universo Tático do Futebol. Editora Health, 2003.


IP LogadoPróxima Mensagem
tim
Usuário Nivel 5

Postagens: 6033
Registro: 08/09/2003
Local: BH - MG - Brasil
Idade: 57 anosSexo Masculino
 Postado em 14/12/2006 8:59:00 AM

Tá faltando o esquema criado no AMÉRICA.

"ESQUEMA BOLÖLÖ".Criado por quem .....???

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis