DUVIDAS SOBRE O MANUSEIO DO FLUXO DE SOLDA
 Forum do Site WWW.FREEBR.COM
 Manutenção Eletronica
 21 - MANUTENÇÃO EM MOTHER-BOARD
 DUVIDAS SOBRE O MANUSEIO DO FLUXO DE SOLDA
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 25793 visitas e 5 mensagens
Autor
Tópico: DUVIDAS SOBRE O MANUSEIO DO FLUXO DE SOLDA
Fortal
Usuário Nivel 3

Postagens: 50
Registro: 28/07/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 54 anosSexo Masculino
 Postado em 17/08/2007 10:18:00 PM

Olá , Pessoal.
Primeiramente quero dizer que este fórum foi uma pérola que encontrei , pois é feito de verdadeiros seres humanos que disponibilizam seus conhecimentos ajudando os menos entendidos como eu a resolver seus problemas relacionados a Placas-mãe , sem exigir nada em troca por isso.Parabéns a todos vocês.Gente eu nem sabia o que era fluxo de solda , só tinha ouvido falar.Hoje fui ao centro da cidade e comprei um Kit : Veio um tubinho com fluxo de solda , uma barrinha de estanho mais grossa , mas de fusão bem baixa e algumas argolinhas bem fininhas de estanho também.Acho que se na hora de eu acordar e der um bafo ela derrete.Já fui chegando e abrindo o tubinho com fluxo e passei por detrás da Placa-mãe na região dos slots de memória.Furei a tampinha , respinguei e espalhei com uma escova de dentes.Depois joguei o soprador térmico.Conclusão : A escova de dentes literalmente derreteu e eu manchei a placa toda , mas voltou a bipar.Me ajudem como usar corretamente o fluxo de solda , pois a escova era novinha e a patroa ainda nem sabe.
Abração forte e fiquem com Deus !

IP LogadoPróxima Mensagem
sergio
Usuário Nivel 5

Postagens: 1109
Registro: 10/05/2002
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino  Aniversário em 30/10
 Postado em 19/08/2007 1:16:00 PM

Para iniciar não vou te ajudar.
Concordo com voce, este pessoal aqui do forum é fóra de série mesmo(FÓRA DE SÉRIE = Não faz parte de uma linha de produção egoista, medrósa, não compartilha nada com medo de concorrencia ou sei lá)
Tem muitos aqui que tem conhecimentos para vender escrever livros videos sobre eletronica, informática e dou total apoio para isso, vai ajudar muito mais ainda, eu compraria estes livros, mas eles estão aqui disponibilizando o seu precioso tempo para ajudar aqueles que não tem as mesmas oportunidades, ou não tem dinheiro , sel lá.

Quando fui na santa efigenia comprar o tal fluxo de solda, nem os vendedores sabiam como usar, perguntei para alguns técnicos que não me falaram nada que désse para entender. Tambem tenho duvidas e vou colocar mais duvidas sobre este assunto.

Tem pasta de solda, fluxo pastoso que vem na seringa, fluxo liquido branco, tambem gostaria de mais detalhes

Obrigado, e me desculpe por usar seu tópico



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kamleot
Usuário Nivel 2

Postagens: 17
Registro: 08/06/2007
Local: curitiba - PR - Brasil
Idade: 35 anosSexo Masculino
 Postado em 19/08/2007 5:28:00 PM

Olá colegas, é o seguinte, não sou técnico em eletrônica, apenas um curioso nessa area, então gostaria de ser corrigido caso esteja passando alguma informação equivocada!!
Nas minhas montagens, depois de tempos tendo dificuldades com a solda, me foi indicado por um colega usar a tal "pasta para soldar" pois a mesma ajudaria a solda se espalhar com maior facilidade e etc...
Bom, como novato eu segui as instruções da embalagem, e realmente tive bons resultados:

PASTA DESOLDA _______________________________________________________
INSTRUÇÔES:
Limpe as superfícies a serem soldadas, com escova ou abrasivo, deixando-as isentas de resíduos. Aplique a pasta para soldar e aqueça até que se torne liquida e se espalhe.
Proceda a soldagem e limpe o local.
________________________________________________________________
Bom é assim que tenho feito nas minhas montagens e na resolda de alguns componentes, limpo, passo a pasta e uso o ferro de soldar!
Já vi técnicos passarem a ponta do ferro na pasta antes de soldarem algo, então acredito que o efeito seja o mesmo, como sou novato sigo as instruções!
________________________________________________________________
Fluxo de solda
________________________________________________________________
Acho que a melhor maneira de ajudar vocês é passando esse link http://www.burgoseletronica.net/pgsmd/soldagemdesmd.htm aonde é demostrado como resoldar um ci smd usando o fluxo de solda!!



Espero ter ajudado de alguma forma, e para todos que lerem isso fica o recado: Colaborem com qualquer informação, assim damos qualidade maior a esse forum!!!
Aquele abraço e até ...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Roberto tecnos
Usuário Nivel 5

Postagens: 4059
Registro: 05/06/2002
Local: Recife - PE - BrasilSexo Masculino
 Postado em 20/08/2007 1:14:00 AM

Olá amigos...
O fluxo de solda, serve para preparação da área antes da soldagem...
“Proporciona duas funções principais. A primeira, de manter as esferas de metal em suspensão, sem oxidação e de forma homogênea. A segunda, remover quimicamente as oxidações nos terminais dos componentes e ilhas da PCI, permitindo uma boa formação da interligação metálica entre as partes”.
Existem vários tipos de fluxo, um deles (pastoso), é o que o "Kamleot" comentou.
A aplicação é direta e não precisa de nenhum manual...basta aplicar fluxo nos terminais dos quais vão ser trabalhados (soldados) e após limpar com alcool isopropílico (a não ser que o fluxo seja "no-clean").
Um bom fluxo caseiro??? Tem aqui.
Dica: Para soldagem de materiais onde a solda não adere (chassis, pilhas e baterias, por exemplo), basta aplicar um pouco da pasta e aguardar mais ou menos 1 minuto...após aplicação, a solda adere facilmente.
Abraços


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Fortal
Usuário Nivel 3

Postagens: 50
Registro: 28/07/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 54 anosSexo Masculino
 Postado em 20/08/2007 3:05:00 AM

Caros amigos , Sergio , Kamleot e Roberto.
Muito obrigado pela gentileza em responder-me.Realmente eu não sei bem o que comprei.Fui a uma loja de eletronica e em um papelão destes plátificados , estava dentro : 01 frasquinho bem pequeno de vidro com um líquido amarelo , uma trancinha de cobre , uma haste grossa de estanho e umas argolinhas de estanho , também só que bem finas.O nome eu não sei pois estava em chinês , he , he.. o troço é grudento e ácido que derreteu as cerdas da escova.Interessante é que resolveu meu problema em uma Asus A7V400-MS SE que girava o cooler , acendia o led , obedecia o comando liga/desliga , mas não bipava.Troquei o cristal de 14.318 , limpei a placa toda , desta vez não com alcool isopropilico , mas com Thinner.Então apliquei com a escova o produto nos terminais dos contatos de memória e mandei brasa com o soprador térmico.Após esfriar , passei Thinner novamente e aí , sim , a placa resuscitou.Vou dar uma olhada neste fluxo caseiro , pois eu sempre acreditei nas inovações.Tem gente que morre de medo de Thinner , mas eu ainda não ví coisa melhor.Nunca derreteu nada e evapora rápido , deixando os terminais dos CI's brilhando .O Alcool Isopropilico além de custar os olhos da cara , deixa aquela mancha branca.
Um forte abraço para vocês e fiquem com Deus.

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis