KUDIBALA BOXI = BOLAR NO SANTO
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé
 KUDIBALA BOXI = BOLAR NO SANTO
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 3104 visitas e 14 mensagens
Autor
Tópico: KUDIBALA BOXI = BOLAR NO SANTO
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 24/07/2005 9:30:00 AM

MIMENEKENU BANTU

(SAUDAÇÕES MEU POVO)

Um dos maiores problemas, com o qual se depara o povo do santo, é quando vamos a uma casa de candomblé e lá acontece que bolamos no santo!!!

Tentando contribuir principalmente com os NDUMBÊ que estão se integrando ao nosso meio, dedico-lhes esta postagem:

BOLAR NO SANTO
(KUDIBALA BOXI)


Autoria: Kota Mutarerê

Nem sempre os primeiros sinais de que uma pessoa poderá vir a manifestar-se com um deus do panteão africano, ocorre numa casa de candomblé e nem sempre o fato desse fenômeno ocorrer ali, significa que ela deverá ser recolhida para fazer o santo naquela casa de candomblé.

Muitas vezes a pessoa já exercita o fenômeno mediúnico (trabalha manifestado) com outras entidades e um dia ocorre a manifestação de um deus do panteão africano, como também isso pode ocorrer sem que a pessoa tenha tido sinais anteriores ou qualquer previsão.

Os primeiros sintomas da aproximação de um deus africano numa pessoa dentro de um barracão numa festa de candomblé, geralmente são tremores, choro incontrolável, sobressaltos ou deslocamento incontrolável do corpo de um lugar para outro com aspecto alucinado. Nessas mesmas circunstancias tal situação pode culminar na primeira manifestação. Ocorre geralmente de forma bruta e de repente: a pessoa cai no chão inconsciente. Este momento é visto como um apelo da divindade à iniciação e é conhecido como BOLAR NO SANTO. Nesses casos o dirigente cobre pessoa com um pano branco. Existe um ritual para esse momento e após a realização do mesmo, ela é carregada por homens iniciados e levada para dentro de um quarto apropriado onde será “desvirada” e comunicada do ocorrido. Se desejar, ficará para se submeter aos primeiros ritos da iniciação, se não, volta para casa. Geralmente o assunto fica para ser decidido mais adiante.

Se for decidido que irá “fazer o santo”, deverá freqüentar o Terreiro na condição de / aspirante. Fará a sua primeira obrigação iniciática que é “dar comida a cabeça”o que no Angola se diz Kibane mutuê e no Ketu, Bori.

Durante a freqüência na Casa, o aspirante poderá aproximar-se das demais pessoas como também conhecer os hábitos e participar de alguns rituais, desde que seja permitido pelo Dirigente. Enquanto isso, a partir da nota que lhe for entregue pelo dirigente, poderá ir comprando o material para a sua iniciação.

Apesar da tradição de oralidade do Candomblé, é importante conhecer os livros, a História da África, os grupos étnicos que formam a cultura da sua nação, enfim, a história do seu povo, do seu culto, da sua religião. O homem aprende também pelo convívio, portanto mesmo os analfabetos podem aprender com os mais letrados; daí a responsabilidade que todos têm ao ensinar.

Hoje em dia, a depender da nação, já se encontra muitos livros (a literatura para o Ketu é a mais numerosa) que poderão ajudar o aspirante a conhecer as generalidades da sua nação.

Em nosso entendimento é muito importante, o conhecimento da língua, dos falares no meio candomblecista e são assuntos que estão bem expressos nos livros. Mas o conhecimento dos fundamentos do candomblé só se aprende no “dia a dia” dentro do Terreiro com os “nossos mais velhos”. Isto requer anos de aprendizado cumprindo-se uma hierarquia rígida que lhe é ensinado e cobrado pela comunidade.

Nesse período, a pessoa aspirante a iniciado deve também observar e analisar com muita atenção dois aspectos:

1. SOBRE A CASA ONDE PRETENDE FAZER O SEU SANTO:

• Quem são aquelas pessoas hierarquicamente superiores na religião, quais as suas origens, a Casa a que pertenceu o Dirigente antes de abrir a sua; ir a Federação do Culto Afro saber se a casa é registrada, sutilmente tomar informações da maneira como os filhos de santo são tratados e quem são os demais auxiliares do dirigente.

2. SOBRE COMO COMPORTAR-SE, SUAS OBRIGAÇÕES E DEVERES:

• Observar quais serão as suas obrigações e deveres, como deve portar-se no quotidiano e durante as festividades e muitas outras coisas que na medida em que a responsabilidade aumenta pode se tornar impossível de aceitar. Nessa perspectiva, é importante que o aspirante faça um exame de consciência para que possa perceber se ele precisa mudar de atitudes ou de Casa.

Enquanto aspirante é bom pensar muito, analisar todas as questões, porque ficar mudando de Casa em Casa, atrasa muito o desenvolvimento do Iniciado e a sua própria vida pode ser abalada negativamente em todos os sentidos.


Salvador junho de 2004


Fiquem em paz
Dandarê







IP LogadoPróxima Mensagem
Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 24/07/2005 2:36:00 PM

Mokoiu a todos.
Pange Dandarê muito legal a sua postagem, interessante.
O Kudibala Boxi é muito sério realmente, tudo no candomblé é sério né...rs.
Kandandu

Tata Obalumbi

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 24/07/2005 4:55:00 PM

Cara amiga Mutarere

Excelente abordagem acerca de um dos primeiros sintomas de iniciação no candomblé.
Em se tratando disso, utilizo o pontapé inical que destes e abro na sessão "fundamentos e rituais" no grupo "Nação de Angola/Congo" um tópico para falarmos do bolonã.
Jindandu

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 26/07/2005 1:56:00 PM

Mokoiu a todos.

"Bolar", ou "cair no santo", é indício da necessidade da futura iniciação. Geralmente acontece quando a pessoa participa de um "toque" e o nkisi a incorpora, ainda no estado denominado de "bruto".

A pessoa passa por um desmaio ou perda dos sentidos. Nesse momento o nkisi se faz presente. Por não ter sido devidamento feito, não há reações, tais como, andar ou algum tipo de comunição, mesmo através de simples atos como de balançar a cabeça respondendo as perguntas feitas.


Há casos em que o nkisi já tenha dado vários avisos ao filho em questão, e o mesmo não aceita mais dar tempo a seu filho. Nesse momento o filho do nkisi é levado imediatamente ao ronko, e ficará recolhido sem contato com mas ninguém, salvo pessoas da família que devem ser avisadas sobre a questão e que ajudarão o iniciado, na compra dos materiais necessários para a feitura.

Espero ter copntribuido, kandandu

Tata Obalumbi

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Kaia
Membro Iniciante

Postagens: 13
Registro: 27/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 28 anosSexo Feminino  Aniversário em 31/10
 Postado em 03/08/2005 1:51:00 AM

Mokoiu a todos!
Na minha opinião o tema lançado,por nossa pange Dandarê,foi de extrema importância!
Pois o kudibala boxi é,como o Tata Obalumbi falou, mt sério mesmo!
Bolar no santo, é tão sério e importante qnt colocar uma criança no mundo! Aliás, tem praticamente o mesmo significado,pois é a partir dali q o seu nkisi "nascerá" dentro de vc!
Tbm já ouvi falar q podem haver casos,q a pessoa já está no bolonã, com td comprado para seu recolhimento e o nkisi muda.Vcs conhecem algum caso assim,queridos irmãos?

Kandandu

Kaiá

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Kalunga
Membro Junior

Postagens: 56
Registro: 02/08/2005
Local: Santos - SP - Brasil
Idade: 48 anosSexo Feminino
 Postado em 03/08/2005 6:49:00 PM

Mimenekenu kiami jipange

Parabenizo pange Dandarê pela bela postagem, instrutiva e real.
Somente para ilustrar o tema, acrescento que mesmo o seguidor não sendo rodante, de qualquer forma é realizado o kudibila boxi, pois o ato do recolhimento desses, tem o mesmo significado que de um seguidor rodante, como dizia mami.
Ressalto que as cantigas entoadas neste ritual são deverasmente emocionantes, não consigo descrever a minha reação, fico nas alturas.

jindandu

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 50 anosSexo não informado
 Postado em 05/08/2005 10:44:00 AM

Mukuiu a todos.

Sem muito a acrescentar, concordo plenamente com tudo já postado.

RESPONDENDO A MANA KAIA.

Mana, não só já vi, como participei de algo mais profundo:

Estava participando de uma iniciação em casa de amigos de outra nação, onde o iniciado estava recolhido, já com todos fundamentos e ebós, prestes aos atos de fundamentos ao orixá Ossósi, (pois se tratava de uma casa de Keto.), Quando derepentemente este não mais encorporou em seu eleito, ouve um corre-corre danado, onde até o avô de Santo foi convocado, depois de varios outros fundamentos foi revelado a todos, que o Senhor Ossósi tinha apenas amparado o eleito até aquele momento anterior, pelo motivo que o orixá real, seria de uma raridade, e fundamento tão preciso, que não poderia estar presente até aquele momento, foi ai que eu me emocionei muito, pois teve uns fundamentos, e OXAGUIÃ se fez presente em seu eleito, dando assim continuidade para sua iniciação.
Claro com grande corre-corre ainda, pois teria que trocar muita coisa
e acrescentar outras, e os convidados do blé dias depois, teve muita surpresa, ao sair um OSOGUIÃ ( de qualidade rara), ao invés de um OSSÓSI conforme anteriormente mencionado.

Desculpe aos jipangi, se desviei o assunto um pouco, mais gostaria de acrescentar, que mesmo sendo de suma importância o kudibala roxi, o Nkise pode pregar uma peça, pois só ele pode determinar o que quer, ou o que pode ser feito.

Para descontrair, sempre digo:
Nkise é como uma caixinha de surpresa, nunca sabemos o que poder vir dentro dele.

Lami mujitu e kioso, Jambonan.
(Meus respeitos a todos, Jambonan.)

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 18/08/2005 9:33:00 AM

Caros manos, venho trazer uma questão sobre o kudibala boxi.
Sabemos que se tratando de um não rodante, ainda assim, o bolonã é feito de forma que o Nkise não responde e daí o candidato será suspenso para um Nkise em específico.
A questão é:
Seria possível num ritual de bolonã um Nkise não responder por uma questão qualquer mas o candidato ser um rodante??
Ou melhor....
O Bolonã é suficiente para definir que um iniciado é ou não rodante???
Algum dos manos já presenciou caso em que num bolonã o nkise não respondeu e depois descobre-se que o candidato é um rodante???
Em caso afirmativo, o que poderia causar tal engano???

Jindandu

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 18/08/2005 12:58:00 PM

Mokoiu pange Toiné.
Pange eu ja soube de um caso contrario que vc diz, eu ja soube que uma vez em um kudibala boxi de um rodante foi muito preocupativo pq o rodante não bolava então o Tata ria nkisi foi consultar o jogo de búzios e viram que a pessoa não era rodante e era Kixika Ngoma, então foi aquela correria para comprar as coisas né.... imagina...
Kandandu
Tata Obalumbi

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 50 anosSexo não informado
 Postado em 18/08/2005 2:46:00 PM

Mukuiu Jipangi.

Eu tenho uma mona ame que no ritual do kidibala boxi, ( bolonã ) não encorporou, não teve a presença de seu nkise.
Corri no jogo, constava sendo rodante, então fiz mais alguns fundamentos, e o nkise se revelou.

Então, não creio que o kidibala boxi, seje o suficiente para definir, ser rodante ou não. Sim como um ato necessário para recolher o individuo, o Ndumbi.

Lami mujitu e kioso, Jambonan.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Página
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão
Páginas: 1 2
Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis