Carrapato ---- Ajudem-me!!
 "Amantes do Yorkshire Terrier"
 "Amantes do Yorkshire Terrier"
 Pulgas e Carrapatos
 Carrapato ---- Ajudem-me!!
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 12377 visitas e 43 mensagens
Autor
Tópico: Carrapato ---- Ajudem-me!!
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 01/11/2007 1:29:00 PM

Oi gente....levei o meu Kauê a praia tem uns 20 dias. Ele adorou...correu..tomou banho de mar...cavou na areia e fcou brincando de fuçar o buraco. Mas essa semana foi escová-lo e vi que ele está cheio...cheio mesmo de carrapato. Percebi que ele estava se coçando e quando fui olhar...estava lá...vários bichinhos nojentos daqueles. Não sei se ele pegou isso na praia ou no pet shop..já que nas ultimas duas vezes liguei pro carrinho do pet vir buscá-lo.
Bem, liguei pro pet e eles me indicaram comprar o Garma IGR e o Bovitraz. O garma eu apliquei nele depois do banho e o bovitraz eu dilui em água e coloquei no ambiente onde ele fica, no colchãozinho dele e até um pouco na toalha. Lavei tudo também. Acontece que tem 5 dias isso e fui olhar hoje e vi que ainda tinha bastante. COontinuo reaplicando o Garma? O cheiro desse remédio é muito forte e tenho receio de fazer mau ao Kauê.
Uma coisa interessante que percebi é que os carrapatos se concentram nos pelos de cor clara, ou seja, na cabeça, orelhas, pescoço e patas. No corpo eu não achei nenhum!
Peço dicas e conselhos pois estou com peninha dele. Sua pele está ficando irritada de tanto ele coçar.
Agradeço desde já por tudo.
Abraço, Ligia

OBS.: Coloquei esse tópico aqui pois a sessão de carrapatos está bloqueada!

IP LogadoPróxima Mensagem
ninha
Usuário Pleno

Postagens: 205
Registro: 23/09/2007
Local: salvador - BA - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 02/11/2007 11:40:00 AM

Oi Ligia,

Eu estou usando no meu yorkzinho um pó chamado Bolfo ( parece um talco branco ), só que bem pouquinho,´pois ele só tem 3 meses, passo nas orelhas, no pescoço, nas patinhas, na cabeça, e na barriguinha... A veterinária que passou, junto com um sabonete anti-pulgas, esta funcionando bem....
Querida Ligia tome muito ciudado com carrapatos pois não faz nem um mês que perdi meu 1º yorkzinho...
Hoje estou com outro bebê, que tem o mesmo nome, e graças a Deus esta muito bem de saude.
Se vc quiser lê minha história sobre isso vá no topico ( Será efeito da vitamina? Esta na parte de suplementos e repositores vitaminicos. )
Espero que isso se resolva logo, e fique td bem, pois sei como agente fica angustiada, enquanto não resolve o problema...
Mande noticias do Kauê...
Beijos no seu coração e fiquem com Deus...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 02/11/2007 2:59:00 PM

Pois eh Ninha, ele ainda está com carrapato. Estou até preocupada. Ontem estava olhando o pescoço dele, estava irritado acho que de tanto ele coçar. QUeria saber se esse Garma é bom. Ele eh spray.
O meu Kauê tem 6 meses...eu também me preocupo se vai fazer algum mal pois ainda o acho novinho. Não gosto nem de pensar em perder meu filhote...ele foi muito desejado e eh muito querido lá em casa.
Estou tendo muito cuidado. Obrigada pelas dicas.
Mandarei notícias...
Fica com Deus também.
Abraços, Lígia e Kauê

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 02/11/2007 3:33:00 PM

Ninha acabei de ler sua história e fiquei muito comovida. Nossa...nem imagino perder o meu kauê. Vou ligar pro veterinário pra saber se esse remédio que estou passando é bom. O problema é que como ele eh filhote ainda há restriçoes com alguns medicamentos.
Fiquei muito feliz pelo seu novo filhote. Tenho certeza que dessa vez tudo ocorrera bem. Boa sorte!! E que Deus os abencoe.
Ligia e Kaue.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
ninha
Usuário Pleno

Postagens: 205
Registro: 23/09/2007
Local: salvador - BA - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 02/11/2007 6:29:00 PM

Querida Ligia, esse negócio de carrapato, é um pouco demorado mesmo, pra se vê melhora do medicamento é mais ou menos uma semana, pois eles são uns bichinhos resistentes...
Ouço muito falar do Frontiline, só que é muito caro, é spray, e custa aqui em salvador R$ 77,00 , e só da para passar 2 veses!
Uma vez por mês! Sai caro....
Eu estou usando o bolfo e esta dando resultado, mais no dia em que não der mais, eu me aperto e compro o frontiline, pois não quero correr o risco de perder o meu querido Maike, ( Que seria outra perda muito dolorosa, nossa não quero nem lembrar...).
Espero que vc encontre uma solução logo pro seu Kauê.
Se vc quiser podemos nos falar mais tambem pelo MSN: ninhapaixao2@hotmail.com

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 03/11/2007 8:06:00 PM

Oi Ninha...hoje dei banho no Kauê e vi que os carrapatos estavam também na parte da pelagem escura...percebi que diminuiram porém estão mais espalhados. Fui no veterinário. Ele aplicou uma injeção para evitar as doenças causadas pelo carrapato e colocou no pêlo dele uma ampola de Tiper C que eh carrapaticida. Ele disse que em 3 dias eu posso aplicar o Garma novamente.
Combinei com o vet de fazer uma detetização na minha casa próximo domingo. Ele disse que é necessário uma limpeza do local. Estou gastando uma grana...mas prefiro prevenir né?
O Kaue estava um pouco febril mas o vet disse que seria devido os carrapatos estarem tirando um pouco do seu sangue. Deu a ele 1/2 comprimido de dipirona.
Estou de olho nele...inclusive hoje vim dormir na casa do meu namorado e o trouxe comigo.
Espero vê-lo logo logo bem limpinho!
Mandarei notícias...adicionei vc no msn!!
Obrigada pelas dicas.
Ah...qto ao frontline o vet disse que ele era muito recomendado, mas que eh muito caro comparado com outros remédios tão bons.
Abraço, Ligia e KauÊ

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Hélcio
Usuário Iniciante

Postagens: 3
Registro: 16/04/2006
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 03/11/2007 10:20:00 PM

Interessantíssimo esse assunto que vocês estão descutindo aqui, então acho que vocês não devem dar continuidade à tal via MSN e sim continuar o debate aqui no forum para que pessoas como eu, que estou passando pelo mesmo problemas possam acompanhar. Meu rapaz tem pouco mais de 8 meses e foi passar 2 dias na casa de um amigo, pois precisei viajar, lá são 2 cães de outras raças.Quando Tony voltou, em poucos dias já percebi a infestação de carrapatos, levei-o ao veterinário e ele na mesma hora, na clínica mesmo mandou dar um banho medicamentoso com carrapaticida (só não sei que produto ele usou), depois aplicou uma daquela ampolas de frontline (na qual concordo que é caríssimo) e voltei com ele para outro banho medicamentoso com 7 dias. Ele está com aquela coleira contra carrapatos, eu percebi que diminuiu bastante, mas sempre ao escova~-lo acho um aqui outro ali, e mesmo achando a prática tremendamente nojesta arranco todos que encontro e jogo num copo descartável cheio de agua sanitária e depois jogo no vaso sanitário e dou descarga. O Tony também ficou com muitas feridinhas de tanto que se coçou, mas tô achando que estão melhorando. Acredito que seja o tal banho medicamentoso. Ele tomará outro na próximo terça-feira, se vocês quiserem posso perguntar ao veterinário como é esse banho e que produto ele aplica, porque na minha opinião é o que está resolvendo.

MAs vou dizer uma coisa: ESSES BICHOS NOJENTOS SÃO UMAS PRAGAS!!!!!!!!!

forte abraços garotas e vamos mantes os assuntos pertinentes aos nossos yorkshires aqui no forum assim todos participam, inclusive ja enviei uma sugestao aos moderadores que mantenham o msn do forum apenas para assuntos administrativos, senão perdemos muitas coisas interessantes e debates importantes, ai o moderador Eduardo me retornou dizendo que o MSN do forum tem exatamente esse objetivo, ainda bem não é mesmo garotas?

Hélcio



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Bia
Usuário Senior

Postagens: 975
Registro: 30/07/2004
Local: Natal - RN - Brasil
Idade: 42 anosSexo Feminino
 Postado em 04/11/2007 2:15:00 AM

Oi Ninha,

Concordo com o Helcio, esse assunto é um problema que infelizmente acontece com muita frequencia e por isso é muito importante que esse debate seja sempre feito por aqui, para ajudar a um montão de gente que lê o Amantes do Yorkshire Terrier diariamente.

E Hélcio tem mais uma coisa que tenho que concordar contigo, ô bichinhos sebosos e resistentes viu!

Kaue, eu nunca precisei usar esse tipo de medicamento que vc mencionou (o Garma...é um shampoo ne!), então fica dificil dar algum tipo de opinião, mas vc fez uma coisa certissima: colocou o shampoo medicamentoso não só no yorkie, mas colocou o outro produto (Bovitraz) por todos lugares onde seu yorkie frequenta, só tome muito cuidado para que ele não venha a ingerir esse produto que é muito forte e potente (deve ser muito diluido) e pode ser nocivo até para o humano, todo cuidado é pouco tá. Quanto a dedetização eu só aconselharia caso ele pudesse ficar num local onde não tivesse contato com o produto usado na dedetização pelo menos por alguns dias.

Gosto da idéia que o Hélcio deu, do banho medicamentoso, aqui em Natal são poucas as pet-shops que fazem, mas se vc procurar direitinho vai encontrar na sua cidade uma clinica ou pet-shop que faça esse banho.

Tudo é válido para tentar combater esses bichos "praguentos", é uma batalha árdua, mas vale a pena comprar essa briga contra esses bichos, porque eles até podem causar sérias doenças nos nossos peludinhos viu.

Veja tmb com seu veterinário a possibilidade dele tomar algum medicamento pra protegê-lo contra a Erlichiose, que é uma doença transmitida pelo carrapato e muito perigosa. Pelo menos ele sendo medicado é mais uma atitude preventiva ne!

beijocas

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
ninha
Usuário Pleno

Postagens: 205
Registro: 23/09/2007
Local: salvador - BA - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 04/11/2007 10:35:00 AM

Querida Bia e Helcio...

Também acho muito importante estar sempre aqui debatendo todo tipo de assunto, inclusive esse, que é uma causa dificil para mim, que acabei perdendo um filhinho por causa desses horriveis carrapatos, e a doença que ele transmite... ( tenho raiva e nojo desses bichos ), quando vejo um , chega me dar aflição e angustia, não sossego enquanto não pego e mato...
A questao do MSN, não seria para deixar de debater esse ou qualquer outro assunto aqui no forum, e, sim, para nos conhecer melhor...
POis esse espaço que temos aqui de debater e tirar nossas duvidas deve ser preservado sempre..

Beijos no coração de vocês, e fiquem com Deus.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
ninha
Usuário Pleno

Postagens: 205
Registro: 23/09/2007
Local: salvador - BA - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 04/11/2007 3:24:00 PM

Oi edu,

Hoje, estou fazendo a prevenção aqui em casa e no meu querido Maike..

Quem está com problemas sérios é a ligia, que coitada não sabe mais o que fazer..

Aqui em salvador um desses remedios para bois que usamos para detetizar os ambientes é o BARRAGE ou o BOTOX. Eles são bons, e na minha rotwailler faço bem fraco e passo nela alem de toda area , até dentro de casa eu passo retiro as crianças e eles e passo na casa toda.

Abraços,

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 05/11/2007 9:12:00 AM

Amigos, fiquei surpresa e muito feliz com a participação de vcs no fórum! Não pretendo de forma alguma "abandonar" o tópico para utilizar o MSN, adicionei a Ninha apenas por questões de amizades, como ela mesma falou. Vou colocar aqui nesse fórum (tópico) tudo o que tem acontecido com o meu Kauê até que eu consiga exterminar todos esses bichinhos nojentos.

Bem, o Edu falou do Cyporpour, que eh um remédio para pulverizar bois e que também serve para detetizar o ambiente. Eu comprei o Bovitraz que acho que eh bem parecido. Ele também é para bois e suínos, mas muitas pessoas o utilizam para o ambiente. O vidro tem 20ml e é diluído em 20 litros de água. Ele é muito forte, inclusive no dia que o utilizei tive dores intestinais, mas confesso que não utilizei luvas..:(...Nesse dia, deixei o Kauê dentro no meu quarto e só o soltei quando tudo estava seco, como o Edu aconselhou.

Bia..o Garma é um spray! Acho que ele eh um pouco parecido com o frontline. Ele eh composto por Permetrina, Butóxido de Piperonila e Metopreno.

Helcio, quanto ao banho com carrapaticida. Todo mês quando levava o Kauê pra tomar banho no pet shop e fazer a tosa higiênica eu pedia pra ser o banho medicamentoso. Eles sempre aplicavam, mas no meu caso acho que não preveniu. Conversando sábado com o vet do Kauê quando fui aplicar a injeção e o Tiper C, ele disse que quando vc leva seu cachorro pro pet nos dias mais lotados, eles não aplicam o remédio de maneira correta. Ele disse que tem que partir o pêlo desde a nuca até o rabo e aplicar o produto..mas tem pessoas que apenas colocam no pescoço pra não ter muito trabalho. São coisas que a gente tem que ficar de olho! Eu acho que se bem colocado esses banho com carrapaticida vão prevenir muito, até pq as ampolas previnem por até 1 mês. A questão é..será que estão colocando de forma correta? Bem, no meu caso acho que não. Eu sempre levava o Kauê aos sábados que são os dias mais lotados..agora vou passar e levar na segunda...:P

Agora falando da situação do meu filhote, após ele tomar a injeção contras possíveis doenças causadas pelo carrapato e o Tiper C...notei que ele não estava comendo direito. Liguei pro vet e ele disse que era normal..que eram reações ao remédio. Ontem quando estava voltando pra casa com ele no carro..ele começou a vomitar...bem, ele sempre vomita qdo viajar muito de carro, mas dessa vez era muito e com um odor muito forte. Percebi que ele tinha comido capim...e que tinha colocado tudo para fora. Fiquei preocupada..quando cheguei em casa que fui lavá-lo ele estava com febre...dei dipirona. Tentei falar com o vet mas não consegui (era domingo ne?). O que faz não me deixar tão preocupada é que ele não está molinho..pelo contrário...fica querendo brincar o tempo todo. Hoje liguei pro vet mas ainda não conseguir falar com ele. Assim que tiver mais notícias atualizo vcs.

Abraço grande pra todos e fiquem com Deus.

Lígia e Kauê.



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 05/11/2007 2:14:00 PM

Olá pessoal, falei com o vet agorinha. Ele me falou que o fato de o Kauê ter vomitado e com odor forte foi devido ele ter comido muito capim (percebi que tinha bastante na secreção). Ele disse pra eu continuar dando dipirona caso ele tenha febre. E verificar o cocô e o comportamento dele (até agora tá normal). Ele disse que ele deve ter tido cólicas do remédio e recorreu ao capim..hehe.
Qto aos carrapatos ele disse que tem que ter paciência mesmo. E a detetização está marcada lá em casa pra domingo. Conto a vcs depois como ocorreu!

Helton, vc também é daqui de Fortal?! Que legal!!! Em qual pet vc leva seu filhote?

Abraços, Lígia e Kauê.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
ninha
Usuário Pleno

Postagens: 205
Registro: 23/09/2007
Local: salvador - BA - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 05/11/2007 8:04:00 PM

Querida Ligia,

Nossa vc esta passando por uma situação heim...?
Torço para que essa fase acabe logo e vcs possam relaxar..
Estamos vendo que vc esta fazendo o possivel para que o kauê melhore, mais tenha paciência, vai passar, e em breve tudo ficará bem, com fé em Deus...
Mande noticias assim que puder..

Beijinhos no seu coração e um cheirinho pro kauê.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tonton
Usuário Iniciante

Postagens: 22
Registro: 08/02/2006
Local: - PR - Brasil
Idade: 28 anosSexo Feminino
 Postado em 06/11/2007 12:39:00 AM

nossa já passei esse sufoco e eles são pragas mesmo, eu também dei os banhos medicamentosos na pet-shop durante 1 mês inteiro e sempre que meu yorkshire sai para o passeio vai com uma coleira anti-pulgas.

xauzinho
Giulli




IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 08/11/2007 8:36:00 PM

Oi gente....good news!!!
Como havia falado pra vcs, no sábado passado levei o kauê no vet e ele colocou Tiper C nele. Bem, não sei se foi o Garma (que era o spray que já estava colocando) ou se foi esse Tiper C...mas hoje fui dar banho nele e não achei quase nenhum carrapato nele..aliás..os que achei estavam mortos. Fiquei super contente, mas sei que ainda não posso descuidar.
Deu banho com o shampoo Astor anti-pulgas (que particularmente gostei muito..o pêlo dele ficou super macio) e apliquei o Garma spray tb.
Hoje passei o dia em casa e quase não o vi coçar. Ele ainda está com umas feridinhas, mas creio que seja normal pois esses carrapatos nojentos ferem a pele dele não é?
Quanto a detetização do ambiente..eu mesma decidi fazer. O rapaz tinha me cobrado R$ 50,00 reais e apesar de ser por uma boa causa achei o preço um pouco "salgado". Como tenho o Bovitraz..vou diluir e pulverizar o ambiente...já consegui até uma bomba de pulverização!!! Então domingo vai ser o dia da faxina...rss.

Estou colocando uma fotinha dele que tirei hj após o banho...tirou um sono tranquilo...sem nenhum bichinho nojento chateando..




Abraço a todos..
Lígia e Kauê.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
TatyPimentel
Usuário Iniciante

Postagens: 48
Registro: 27/08/2006
Local: Taubaté - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 11/11/2007 11:22:00 PM

oi gente!!!
Eu sou meio radical com essas coisas...eu toso completamente (no verão faço isso mesmo) dou banho com triatox, faço isso em todos os pequenos em clinica! enquanto isso em casa eu detetizo com butox e passo fogo com maçarico em tudo! Arsenicum (homeopatia) na agua por uma semana! Dá trabalho mas dá certo! grande abraço

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 13/11/2007 7:11:00 PM

Oi Taty, esse triatox é bom mesmo? Ele é pra dar banho no cachorro né? Não é muito forte não?!
Eu detetizei o ambiente com bovitraz.
Abraços, Ligia e Kauê.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
TatyPimentel
Usuário Iniciante

Postagens: 48
Registro: 27/08/2006
Local: Taubaté - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Feminino
 Postado em 13/11/2007 8:10:00 PM

oi ligia!
o triatox é próprio pra animais pequenos e o butox pra gado ou animais de grande porte (consequentemente mais forte) eu sei que é radical o que falei mas da certo...e procure sempre dar banho com sabonete contra pulgas e carrapatos, depois pode dar banho com shampoo normal mas deixe fazer efeito. Caso não queira tosar como eu faço nos meus.enquanto não tiver certeza que acabou os bichos nojentos do seu quintal lave tudo com butox pelomenos uma vez por semana!
manda noticias tá!? boa sorte!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Bia
Usuário Senior

Postagens: 975
Registro: 30/07/2004
Local: Natal - RN - Brasil
Idade: 42 anosSexo Feminino
 Postado em 14/11/2007 1:26:00 AM

oi Ligia,

venho acompanhando sua agonia, mas me diga: vc consegui finalmente controlar essa praga?????

ô bichinhos praguentos e nojentos!
Eu tenho horror! Aqui no canil graças a Deus nunca tive problemas, mas tenha a maior "nóia" com os cães do meu vizinho, ai vivo aplicando produto nos muros ao redor da casa toda!

bjkas e espero que vc ja tenha resolvido esse problema viu!
Bia


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
kaue
Usuário Iniciante

Postagens: 49
Registro: 05/09/2007
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 34 anosSexo Feminino  Aniversário em 1/11
 Postado em 14/11/2007 8:04:00 AM

Oi Bia, pois é...depois que o vet aplicou o Tiper C sumiram todos os carrapatos. Isso tem uma semana. Percebi que eles ficaram sequinhos e foram caindo.
Domingo fizemos uma detetização lá em casa...dilui Bovitraz e apliquei em toda a casa.
Só que ontem quando fui dar uma olhada no Kauê..tive a tristeza de encontrar alguns carrapatos..não sei de onde apareceram..:(
Não eram como os carrapatos de antes não. Esses são "magros" (achatados) e com as pernas maiores. Os que tinham antes eram umas bolinhas..
Sei que catei uns 15..e coloquei em uma vasilha e botei fogo. Estava todos perto da orelha. Hoje de manhã..olhei novamente e não encontrei nenhum. Espero que tenha sido só alguns restantes que ficaram depois do remédio. Mesmo assim apliquei o Garma..mas estou achando que esse remédio é mais indicado pra pulgas.

Bem é isso...amanhã vou levá-lo ao pet pra tosar pois faz tempo que não o levo. Fiquei muito encucada achando que ele tinha pego esses carrapatos no pet..mas como não sei tosar vou ter que levar. Por mim...faria tudo em casa mesmo.

Amanhã vou fazer outra lavagem na casa com o Bovitraz...ê trabalheira...

Estou também pensando em comprar esse triatox que a Taty indicou pra dar banho nele. Eu comprei o shampoo astor anti pulgas mas não sei se é bom.

Bem...sugestões são sempre bem vindas...

Um grande abraço a todos,

Lígia e Kauê.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Página
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão
Páginas: 1 2 3
Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis